Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

I Semana do Migrante do RS tem início hoje

Atividades seguem até 27 de junho e ocorrem pelo canal do YouTube do COMIRAT/RS

Publicação:

Semana do Migrante
Semana do Migrante
Por Ascom FGTAS

A I Semana do Migrante do Rio Grande do Sul: novos rostos, memórias e horizontes inicia amanhã, sexta-feira, 19 de junho, e segue até o sábado, 27 de junho, com transmissão das atividades pela internet, através do canal do COMIRAT/RS, no YouTubee das páginas no Facebook da SJCDH/RS e do FPMH.

O evento é promovido pelo Comitê Estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no RS (COMIRAT/RS), Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (COMIRAT/POA) e Fórum Permanente de Mobilidade Humana, com apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEPEMIGRA/UFRGS). Confira, a seguir, a programação completa:

Programação do 1º dia - 19/06 (sexta-feira)

Atividade 1: Oferenda Floral junto ao Monumento dos Açorianos, em Homenagem aos legados de imigrantes à formação do Estado do Rio Grande do Sul

Horário: 11h

Local: Monumento aos Açorianos. Av. Loureiro da Silva, 1155 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS

Atividade coordenada pelo COMIRAT/POA.

Atividade 2:

Webinário: A migração na construção, características e desenvolvimento no Rio

Grande do Sul: memória e atualidade

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas de acesso: canal do COMIRAT/RS no YouTubee página no Facebook da SJCDH/RS

Palestrantes:

● Januário Gonçalves - Presidente da Associação dos Angolanos AAARS, diretor da ONG África do Coração no RS e representante do Consulado Geral de Angola no RS

● Rebecca Bernard - Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pedagoga pela École Normale des Professeurs Saint Louis de Gonzague, Haiti.

● Ir. Egídia Muraro - Coordenadora da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Porto Alegre

● Dra. Maria Catarina Chitolina Zanini - Pós doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ UFRJ e Visiting Schoolar na Universita Cá Foscari Venezia, Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria

Mediação: Dra. Pâmela Marconatto Marques - professora Assistente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Sociologia pela UFRGS.

Atividade 3: Lançamento da exposição ESPELHOS NEGROS, com as fotos de Leonardo Savaris e Eneida Serrano, no site do NEPEMIGRA

O NEPEMIGRA estará sediando uma Mostra que reúne o trabalho fotográfico de Eneida Serrano e Leonardo Savaris com imigrantes haitianos e senegaleses. As imagens revelam, em ângulos sensíveis e afiados, uma cidade interpelada por presenças negras vigorosas, capazes de fazer ecoar vestígios de nossa história escravagista que clamam para ser definitivamente reconhecidos e transmutados em respeito e reconhecimento.

● Leonardo Savaris é formado em fotografia pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Participou dos principais festivais de fotografia do país. Dentre eles: Paraty em Foco, RJ, Festfoto, RS, Festival de Fotografia de Tiradentes, MG, e Valongo Festival Internacional da Imagem, SP. Exposições nas galerias: Galeria Mascate, Galeria Bolsa de Arte, Pinacoteca Rubens Berta, Caixa Cultural, Galeria Mário Quintana, entre outros.

● Maria Eneida Serrano Levitan graduou-se em Jornalismo e trabalhou como fotógrafa para as revistas Isto é, Veja, Marie Claire e outras. Fez diversas exposições, interiores, com fotos das casas de imigrantes italianos e alemães, recebeu Prêmio Açorianos em 2007. Tem trabalhos nas coleções Pirelli/Masp e Itaú Cultural. Pesquisou a história da fotografia no Estado, é autora do livro Lunara- Amador-1900 e co-diretora do curta-metragem Sioma, o Papel da Fotografia. Nos últimos anos, pesquisa a linguagem fotográfica como expressão pessoal e usa a câmera do telefone celular para seu trabalho autoral.

As fotos serão publicadas no site do NEPEMIGRA.

Programação do 2º dia - 20/06 (sábado)

Atividade 1: Sarau – Haiti: vozes insurgentes!

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS e no site do NEPEMIGRA

Participantes:

● Mike Lorry tem 21 anos, estuda Administração na UNIASSELVI, é haitiano, poeta, slammer e autor de três zines: O amor não machuca ninguém, O inimigo em comum, Você pode descobrir o caminho da felicidade. Está lançando seu primeiro livro: A Angústia de uma Alma.

● Chidelson Philippe nasceu em 1997, no Haiti. Chegou ao Brasil em dezembro de 2016 e começou a estudar a língua portuguesa enquanto cursava o terceiro ano do ensino médio. Em 2018, Philippe foi aprovado no curso de Relações Internacionais na UFRGS. Recentemente, Chidelson terminou de escrever seu primeiro livro, O olhar de um haitiano, ainda não foi publicado, sobre história, educação, religiões, músicas preferidas, registrando a cultura do Haiti e a integração dos imigrantes no Brasil.

Mediação: Júlio Souto - professor da UDESC e integrante do LUTA (Laboratório Urgente de Teorias Armadas/NEAB-UFRGS) conheceu os poetas haitianos nas batalhas de slam promovidas em Porto Alegre e escreveu o prefácio do livro recém lançado de Mike. Também ele é imigrante em terras brasileiras. Veio da Espanha para realizar sua Pós-Graduação em Sociologia na UFRGS e acabou permanecendo no país.

Atividade 2:

Festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM - Pelos sonhos de todas as pessoas

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) promoverá evento que será transmitido pelo Facebook e Youtube e reunirá atrações apresentadas pelo ator Eduardo Mossri, intérprete do médico sírio Faruq na novela "Órfãos da Terra", da Rede Globo. Migrantes e refugiados de diversas nacionalidades estarão entre as atrações do festival.

Horário: 17h às 18h

Plataformas: Facebook e Youtube

Realização: Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados - Brasil

Programação do 3º dia - 21/06 (domingo)

Atividade 1: Exibição do curta Fè Mye Talè e conversa com o diretor Henrique Lahude

Fè Mye Talè (2018) – Encantado.

Sinopse: Em 1791 uma cerimônia vodu marca o início da revolução negra que tornaria o Haiti o primeiro país independente da América e o primeiro a abolir a escravidão. Em 2016, Phenite emigra para o Brasil. Entre passado, sonhos e o frigorífico onde trabalha, ela tenta encontrar sua liberdade. Após a exibição do curta haverá uma conversa com o cineasta Henrique Lahude, com Alix Georges, diretor executivo e ator do filme, e com convidados especiais.

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS e no site do NEPEMIGRA

Programação do 4º dia - 22/06 (segunda-feira)

Atividade 1: Webinário: INSERÇÃO LABORAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS: CAMINHOS E OPORTUNIDADES

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS

Palestrantes:

● Ana Beatriz Martins - Chefe de delegação Adjunta – Delegação da União Europeia (BSB).

● Iurqui Pinheiro - Advogado, especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela Unisinos. Coordenador de projetos da OIM.

● Lucas Santos Fernandes, Procurador do Trabalho do MPT e Coordenador no RS Coordenadoria de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Análogo ao de Escravo.

Mediação: Adriano Pistorelo - advogado de Imigrações no Centro de Atendimento ao Imigrante – CAM, de Caxias do Sul (RS). Mestrando em Direito da UCS.

Atividade 2: “Agasalhe um Migrante”: recebimento de doações de roupas de frio que serão distribuídas aos migrantes

Horário: 8h30min às 16h

Local: Pátio da Missão Pompéia CIBAI MIGRAÇÕES: R. Dr. Barros Cassal, 220 - Floresta, Porto Alegre

Realização: CIBAI Migrações

Programação do 5º dia - 23/06 (terça-feira)

Atividade 1: Webinário: MULHERES MIGRANTES E REFUGIADAS: ACESSO, INTEGRAÇÃO E DESAFIOS

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS

Palestrantes:

● Flávia de Moura Muniz - Gerente de empoderamento Econômico em Ação Humanitária da ONU Mulheres.

● Sérgio Eduardo Marques da Rocha - Sub Gestor Nacional. Advocacy, Alianças Institucionais e Cooperação. Aldeia Infantis SOS Brasil.

● Maysar Hassan - Vice-presidente da Sociedade Árabe Palestina da Grande Porto Alegre e membro Coletivo Mulheres Palestinas.

● Dr. Eduardo Tergolina Teixeira - Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em cotutela com a Université du Québec à Trois-Rivières. Defensor público federal.

Mediação: Jacira Teresinha Dias Ruiz - Assistente Social, Secretária Executiva da Cáritas Brasileira - Regional RS.

Programação do 6º dia - 24/06 (quarta-feira)

Atividade 1: Webinar Refugiados e Migrantes: desafios nas relações de trabalho e geração de renda em tempos de crise

Horário: das 14h às 16h

Canal FMP – YouTube

Inscrições até 23/06 no site

Realização: Fundação Escola Superior do Ministério Público e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Porto Alegre (SJMR POA)

Atividade 2: Webinário: Operação acolhida: parceria como resposta humanitária para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil

Horário: das 16h às 17h20

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS

Palestrantes:

● Ir. Telma Lage - Advogada e coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos de Roraima.

● Niusarete Lima - Psicóloga, Coordenadora do Sub Comitê Federal para Acolhimento e Sub Comitê Federal de Integração de Venezuelanos, Ministério da Cidadania.

● Pablo Mattos - Oficial de Proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR.

● Yssyssay Rodrigues - Coordenadora de Projetos na ONU MIGRAÇÃO/ OIM.

Mediação: Adriana Sangalli - Jornalista, membro da REPAM-RR e do FPMH. Coordenadora de Projetos da ONG África do Coração no RS.

Programação do 7º dia - 25/06 (quinta-feira)

Atividade 1: Webinário: A saúde de migrantes e refugiados em tempos de COVID-19

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS

Palestrantes:

● Dra. Giuliana Redin - Pós doutora em Psicologia Social pela USP. Professora -Coordenadora do Migraidh/CSVM - UFSM.

● Pe. Agnaldo Pereira de Oliveira Júnior - Padre jesuíta e diretor nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil.

● Rita Buttes - Terapeuta Ocupacional, Coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Imigrante da Secretaria Municipal de Saúde.

Mediação: Dra. Patrícia Grazziotin Noschang - Doutora em Direito pelo PPGD/UFSC. Professora na UPF. Coordenadora do Fórum de Mobilidade de Passo Fundo - FMPF.

Programação do 8º dia - 26/06 (sexta-feira)

Atividade 1: Webinário: Diálogos inter-religiosos na defesa de direitos, da dignidade e da vida

Horário: das 16h às 17h20min

Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS

Palestrantes:

● Pe. James-son Mercure - Coordenador da Pastoral do Migrante na CNBB Região Sul 3, Integrante da equipe do CIBAI-Migrações.

● Lidson Bassani - Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - Estaca Porto Alegre.

● Pastor Richeme Fleurinord - Representante da Assembleia de Deus - Porto Seco em porto Alegre.

● Pastor Daniel Fritoli - Diretor da ADRA/RS.

● Pe. José Ivo Follmann - Doutor em Sociologia - Universite Catholique de Louvain - UCL, Belgica , professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Diretor do Observatório Luciano Mendes de Almeida - OLMA e da Ação Social da Província dos Jesuítas do Brasil- BRA.

● Rosa Elete Zils - Presidente do Centro Batista de Canoas.

Mediação: Adriana Sangalli - Jornalista, membro da REPAM-RR e do FPMH. Coordenadora de Projetos da ONG África do Coração no RS

Atividade 2: Ser Migrante com o migrante: diálogo na fila de espera

Horário: 14h às 17h

Local: Pátio da Missão Pompéia CIBAI MIGRAÇÕES: R. Dr. Barros Cassal, 220 - Floresta, Porto Alegre

Público-alvo: agentes, funcionários e voluntários das instituições que trabalham com os migrantes e refugiados

Realização: CIBAI Migrações

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social