Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Maior festa religiosa de Veranópolis reúne centenas de fiéis

Secretária Regina Becker representou o governador do Estado, Eduardo Leite

Publicação:

Imagem da secretária Regina Becker discursando
Secretária Regina Becker em discurso na 78ª Romaria e 6ª Festa Estadual de Nossa Senhora de Lourdes - Foto: Felipe Farias
Por Carolina Zeni

Momentos de oração e religiosidade marcaram o dia de ontem (11/02), em Veranópolis, com a realização da 78ª Romaria e 6ª Festa Estadual de Nossa Senhora de Lourdes. Esta é a maior festa religiosa que ocorre na Terra da Longevidade e que reúne um grande número de romeiros nos nove dias de novena com missa e de programações religiosa e social intensa.

Representando o governador do Estado, Eduardo Leite, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, participou do evento na Serra Gaúcha, reconhecendo o trabalho realizado pela organização deste agosto do ano passado. “É uma honra e alegria poder estar nesta cidade, onde sempre sou recebida com muito carinho. É com muita emoção que vemos a fé e a esperança se dissiparem entre a comunidade. São fatores que contribuem, sem dúvidas, para a longevidade das pessoas no convívio em comunidade”, ressaltou Regina.

A maior festa religiosa de Veranópolis

A devoção à Nossa Senhora de Lourdes chegou até Veranópolis através dos freis capuchinhos vindos da França. Partiu deles a motivação para que se construísse uma gruta em homenagem à santa, considerada a mãe de todas as Grutas de Nossa Senhora de Lourdes no Interior do Rio Grande do Sul. Em 1906 a gruta foi construída, inicialmente com tamanho pequeno. E em 1942, iniciaram as romarias que em 2020 chegam à 78ª edição. Demonstrações de fé de romeiros e devotos, quanto a graças alcançadas, velas acesas em agradecimento e pedidos eram feitos no interior da gruta. 

Uma grande população da Terra da Longevidade se mobiliza para participar e ajudar na realização deste evento, pois é através de grupos de voluntários que são preparados os capeletis e grôstolis servidos no almoço e nas quermesses.

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social