Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O reflexo sistêmico da implantação de hortas urbanas nas comunidades

Publicação:

LOGOMARCA DO PODCAST
PODCAST PALAVRA É CHAVE - Foto: Asscom/Stas
Por Asscom/STAS
00:00:00/00:00:00

Podcast - palavra É chave: O reflexo da implantação de hortas urbanas nas comunidades

Nesta edição vamos falar sobre o projeto Hortas Urbanas – Coletivo Vivo e entender qual é o reflexo da implantação de hortas em uma comunidade. Crédito: Felipe Farias e Carolina Zeni

Download

Sejam bem-vindos a mais um podcast da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Nossa proposta é levar até você todos os destaques sobre trabalho, geração de emprego e renda, qualificação profissional e Assistência Social no Rio Grande do Sul.

Nesta edição vamos falar sobre o projeto Hortas Urbanas – Coletivo Vivo e entender qual é o reflexo da implantação de hortas em uma comunidade. Ainda em janeiro deste ano, através de um convênio firmado com o Ministério da Cidadania, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) foi contemplada com R$ 253.377,65 para a implantação de 30 hortas urbanas em cinco municípios gaúchos: Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Cachoeirinha e Alvorada.

A iniciativa é desenvolvida pela STAS em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Emater/RS, além do apoio de organizações da sociedade civil, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e universidades. A Secretaria também está buscando parcerias com órgãos estaduais e municipais. Contribuir com a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social e estimular o convívio familiar e comunitário são os principais objetivos do projeto. 

Para esclarecer sobre o tema, conversamos com Mônica Meira, ativista de agricultura urbana, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participante do Núcleo de Estudos de Gestão Alterativas e integrante do Grupo de Trabalho que discute o projeto das hortas urbanas.  A especialista também destaca que o Rio Grande do Sul pode se vangloriar por ter uma legislação recente que regulamenta a atividade da agricultura urbana e periurbana.

 

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social