Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conheça o Pop Rua RS

Pop Rua RS marca
PopRua RS

Levando em consideração que a necessidade do isolamento social para conter o avanço do coronavírus agravou, em especial, a condição da população mais pobre e vulnerável, o governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), lançou, em 21 de dezembro de, o PopRua RS, programa inicialmente executado nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande, sendo estendido ao longo deste ano. O PopRua RS também foi ampliado e será realizado em Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria e Viamão.

A iniciativa é resultado da parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais no Estado às empresas, através da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), autorizado pelo Executivo Estadual. O recurso, que já soma R$ 4,5 milhões, é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (FEAIP).

As estratégias de intervenção propostas pelo Governo do Estado vão possibilitar o atendimento às demandas mais básicas, como alimentação, testagem, pernoite e saúde da população em situação de rua nestas cidades. Para isso, o acolhimento institucional prevê a entrega de quentinhas, EPIs, espaço físico para higienização e banho, material de higiene pessoal, rouparia de cama e banho, encaminhamento para pernoite/alojamento e saúde, informações sobre trabalho e emprego e direitos humanos. Serão contempladas pela iniciativa as diversidades LGBTQI+ (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, entre outros) da população de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

SICDHAS - Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social