Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

População em situação de rua recebe atendimento através do PopRua RS.

Em Porto Alegre, programa atende em média 180 pessoas por dia.

Publicação:

Imagem do Márcio fazendo um sinal de positivo com o cartaz do programa PopRua RS ao fundo.
Márcio Adriano Ferreira Farias vive na rua há 20 anos e tem o programa como uma luz em meio a pandemia do Coronavírus. - Foto: Felipe Farias
Por Felipe Farias

00:00:00/00:00:00

PopRua RS

O PopRua RS atende a população em situação de rua nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande. Crédito: Felipe Farias

Desde 21 de dezembro de 2020, o CTG Estância da Azenha, abriga a equipe técnica da Rede Calábria, responsável por executar o programa PopRua RS, que atende a população em situação de rua de Porto Alegre, em parceria com o Governo do Estado, através da Stas.

Além da entrega de quentinhas e EPIs, espaço físico para higienização e banho, material de higiene pessoal, rouparia de cama e banho, o programa também realiza o encaminhamento para outros serviços da rede pública, como pernoite/alojamento, atendimento de saúde, informações sobre trabalho e emprego e direitos humanos.

Imagem de Elisangela na entrevista
Elisangela Silveira, assistente social da equipe técnica do programa em Porto Alegre. - Foto: Felipe Farias
Elisangela Silveira, assistente social que compõe o corpo técnico do projeto, conta que o programa está construindo e mapeando junto à rede dos serviços já existentes, uma nova forma de olhar o cuidado compartilhado. “A importância de pensar esse cuidado compartilhado, amplia uma forma de olhar para o sujeito na integralidade que ele compõe e o que ele demanda para nós. E quanto mais alinhado estivermos com essa rede, a gente consegue pensar em outras formas de sobrevivência para este público que nos procura”.

Imagem da secretária conversando com duas meninas em atendimento.
A secretária Regina Becker acompanhou o atendimento dos usuários pela manhã desta sexta-feira (08). - Foto: Felipe Farias
A secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, visitou o local, na manhã desta sexta-feira (08), para acompanhar o atendimento e conversar com a equipe e usuários do serviço. Segundo Regina, a presença deste público no local, diariamente, confirma e reafirma a necessidade de estender este tipo de serviço às pessoas que mais precisam. “É uma campanha que visa poder fazer e oferecer a essas pessoas boas condições de saúde e higiene, além de garantir o acesso aos seus direitos.

Imagem do André.
André Luís Ribeiro de Flores voltará para sua cidade natal. - Foto: Felipe Farias
André Luís Ribeiro de Flores, 28 anos, natural de Bento Gonçalves, conta que veio para Porto Alegre à procura de uma vida melhor, mas acabou na rua por falta de oportunidades. “Se não fosse esse projeto, eu passaria fome. Estão me ajudando muito, e agora vou conseguir uma passagem para voltar para minha cidade”.  

De acordo com a Rede Calábria, até o momento, o programa já atendeu 1.493 pessoas, com uma média de 180 pessoas por dia. Foram entregues 1.860 quentinhas (almoço/janta) e 1920 lanches e 437 atendimentos técnicos. São contempladas pela iniciativa as diversidades LGBTQI+ (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, entre outros) da população de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

O PopRua RS/Porto Alegre está localizado no CTG Estância da Azenha, na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155, bairro Praia de Belas. Horário de funcionamento das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

Imagem dos usuários do serviço aguardando atendimento.
São atendidas em média 180 pessoas por dia, em Porto Alegre. - Foto: Felipe Farias

Veja onde também terão os atendimentos do PopRua RS no Estado.

CAXIAS DO SUL

Projeto: Projeto Social Emergencial Santa Dulce

Parceiro: Associação Mão Amiga

Local: Avenida Triches, 2.729, Cidade Nova

Dias: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

Meta: 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres
Profissionais: Assistente social, psicóloga, coordenador, auxiliar de limpeza, cozinheira e educador social.

RIO GRANDE

Projeto: Rua em Movimento para a Cidadania

Parceiro: Grupo pela Educação Saúde e Cidadania – OSC GESTO

Local: Restaurante Popular (Rua Rodrigo Duarte, 537), através da abordagem social, parceria com a ONG Doe Amor e em locais estratégicos

Dias: De segunda a sexta-feira, diurno e noturno

Meta: 200 pessoas/famílias

Profissionais: Coordenador, psicólogo e educador social.

SANTA CRUZ DO SUL

Projeto: Projeto Ação e Cidadania

Parceiro: Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul

Local: Rua Ramiro Barcelos, 717

Dias: De segunda a sexta-feira, diurno e noturno

Meta: 143 pessoas

Profissionais: Costureira, prestação de serviço e impressão, prestação e serviço de corte e costura , agente social e coordenador.

PELOTAS

Projeto: Rua em Movimento para a Cidadania

Parceiro: Grupo Pela Educação, Saúde e Cidadania – OSC Gesto

Local: Restaurante Popular (Rua Três de Maio, 1.068), através da abordagem social em parceria com a OSC Coletivo T Juliana Martinelli e em locais estratégicos

Dias: De segunda a sexta-feira, diurno e noturno

Meta: 200 pessoas

Profissionais: Coordenador, psicólogo e educador social.

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social