Seminário apresenta a política pública da Assistência Social aos novos gestores municipais no RS

Secretária Regina Becker falando em frente a tela do computador durante a realização do seminário.
A secretária Regina Becker apresentou o trabalho realizado em sua gestão - Foto: Felipe Farias

Com o objetivo de apresentar a política pública de Assistência Social aos novos gestores municipais do Estado, ocorreu nesta segunda-feira (29/03), de forma virtual, o Seminário Estadual dos Novos Gestores, realizado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Cerca de 180 secretários municipais participaram do evento, bem como representantes do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) e Federação das Associações dos Municípios do Rio Grand do Sul (Famurs).

O painel de abertura do Seminário tratou do papel da cooperação intergovernamental e do controle social e das instâncias de pactuação na efetivação da execução da política estadual de Assistência Social. Em seguida, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker sintetizou o papel desempenhado pela pasta, sendo papel da assistência a oferta de ações de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas.

Secretária Regina Becker em frente a tela do computador durante realização do seminário
O Seminário contou com a participação de gestores, novos gestores, servidores e representantes de órgãos e sociedade civil. - Foto: Felipe Farias

Os gestores também acompanharam o painel sobre o apoio técnico dado aos municípios na organização da gestão do SUAS, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Por fim, as equipes apresentaram as divisões do Departamento de Assistência Social (DAS) e de Prestação de Contas (DPCT) da STAS.