Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

STAS busca soluções para a minimizar os efeitos da estiagem no Estado

Secretária Regina Becker esteve reunida com o vice-presidente do Banrisul e secretários da Defesa Civil e SAPDR

Publicação:

Imagem da reunião
Reunião na sede do Banrisul para buscar soluções à respeito da estiagem que sofre o Estado. - Foto: Felipe Farias
Por Carolina Zeni/Asscom STAS

No final da tarde desta quarta-feira (12/02), a secretária do Trabalho e Assistência Social (STAS), Regina Becker, se reuniu com o vice-presidente e a diretora administrativa do Banrisul, Irany Sant'Anna Junior e Suzana Flores Cogo, respectivamente, com objetivo de buscar alternativas para melhorar a condição dos micro e pequenos empresários e agricultores atingidos pela estiagem no Estado. 

A solicitação da STAS visa proporcionar melhores condições financeiras ou um tratamento diferenciado para esse público. O vice-presidente diz que, o papel do Banrisul, defendido pelo próprio presidente do banco, Cláudio Coutinho Mendes, embora tenha uma relação com o mercado, não pode deixar de atender uma demanda da sociedade gaúcha. "Colocamos o Banrisul à disposição da STAS, pois essas relações serão tratadas no âmbito da governança", frisou Irany Sant'Anna Junior.  

Imagem da reunião
Secretário da Defesa Civil, Julio Cesar Rocha recebeu a secretária Regina para tratar sobre a estiagem no Estado - Foto: Felipe Farias

Hoje pela manhã, Regina Becker foi recebida pelo secretário da Defesa Civil, Coronel Julio Cesar Rocha Lopes, para entender as ações que estão sendo realizadas pelo órgão. O boletim mais recente aponta 115 municípios prejudicados pela falta de chuva no Estado, sendo que 107 decretaram situação de emergência, dos quais sete já foram reconhecidos e 13 foram homologados pelo governador Eduardo Leite. Rocha explicou que a Defesa Civil distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas pela estiagem. No total, 23 cidades já foram beneficiadas com o empréstimo de 36 unidades de viniliq pipa, com capacidade de 4,5 mil litros cada. 

Imagem da reunião
Reunião na segunda-feira (10) com secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho - Foto: Felipe Farias

Ainda na segunda-feira (10/02), a secretária esteve reunida com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SAPDR), Covatti Filho, para pensar em ações conjuntas voltadas ao enfrentamento da estiagem no Estado. 

Na reunião, Regina levantou a possibilidade da liberação de recursos do Bolsa-Estiagem para as famílias nos municípios atingidos pela estiagem, oficialmente chamada de Auxílio Emergencial Financeiro que tem finalidade de auxiliar os micro e pequenos empresários e agricultores que tiveram suas plantações atingidas pela seca. "O Departamento de Assistência Social recebe recursos da União e tem o papel de repassar para os municípios. Por isso, para a STAS, é fundamental a possibilidade de buscar soluções junto à SAPDR", ressaltou Regina. 

Covatti, ao lado do governador Eduardo Leite, se reuniu na tarde desta quarta-feira (12/02), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina e expôs as principais demandas do setor. 

 

STAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social