Stas informa medidas de prevenção ao coronavírus

Por Asscom/Stas

* ATUALIZAÇÃO: As agências SINE de Porto Alegre atenderão somente por meio on-line a partir de segunda-feira (23/03).

Na tentativa de frear o avanço do Coronavírus no Rio Grande do Sul, uma série de mudanças na rotina dos servidores públicos e do funcionamento dos órgãos estão sendo adotadas nas Secretaria do Trabalho e Assistência Social. O atendimento na Stas funcionará no horário normal em regime de revezamento dos servidores. Entre as principais medidas estão:

FGTAS

– Vinculada à Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) anunciou mudança nos horários de atendimento nas 39 agências SINE administradas pela Fundação. A partir de quinta-feira, 19 de março, as unidades terão horário de atendimento das 10h às 15h.
– Já as 116 agências administrada pela FGTAS em parceria com as prefeituras vão seguir orientação municipal. O acesso às agências visa a segurança de todos e vai buscar evitar aglomerações dentro das unidades, conforme diretrizes das autoridades de saúde.
– A Casa do Artesão e o Centro Vida Humanístico também atenderão das 10h às 15h, a partir da quinta-feira, 19 de março. Foram suspensos todos os eventos e oficinas programados no período entre março e abril.
– A FGTAS orienta que os trabalhadores busquem o atendimento no ambiente digital, visando reduzir aglomerações de pessoas e o tempo de permanência em espaços públicos. Serviços como cadastro de vagas de emprego, emissão de Carteira de Trabalho Digital e encaminhamento do seguro-desemprego, podem ser solicitados on-line. Mais informações no www.fgtas.rs.gov.br.

Departamento de Assistência Social

O Departamento de Assistência Social (DAS) estabelece novos procedimentos para o apoio técnico aos municípios. O apoio técnico aos gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ocorrerá pelos e-mails listados abaixo de cada divisão:

Proteção Social Básica – (51) 3288-6549 – psb@stas.rs.gov.br

Proteção Social Especial Média Complexidade  (51) 3288-6514 – pse@stas.rs.gov.br

Proteção Social Especial Alta Complexidade – (51) 3288-6458 pse@stas.rs.gov.br

Cadastro Único – (51) 3288-6487 cadunico-pbf@stas.gov.br

Apoio Técnico Gestão Financeira e Orçamentária (51) 3288-6455 – feas@stas.rs.gov.br

Gestão do Trabalho – (51) 3288-6446 – gestaodotrabalho-suas@stas.rs.gov.br

Vigilância Socioassistencial – (51) 3288-6526 vigilanciasocioassistencial@stas.rs.gov.br

Regulação do SUAS – (51) 3288-6472 regulacao-suas@stas.rs.gov.br;

Gestão de Benefícios – (51) 3288-6457 gestaodebeneficios@stas.rs.gov.br

Para outras informações:

das@stas.rs.gov.br

Direção do DAS: Suzana Pellegrini suzana-pellegrini@stas.rs.gov.br;

Coordenação Técnica: Ana Duarte (51) 3288-6483 – ana-duarte@stas.rs.gov.br

Coordenação Administrativa: Giovani Weis (51) 3288-6462  giovani-weis@stas.rs.gov.br;

Registro de entidades sociais

Para concessão e atualização do Registro e de Utilidade Pública de entidades sociais junto à STAS, basta enviar a documentação por meio do: https://prosocial.rs.gov.br. Para dúvidas: registro@stas.rs.gov.br e/ou (51) 3288-6500 ou 3288-6501.

Lei da Solidariedade

Para submissão de projetos sociais no Pró-Social/RS, conhecido como Lei da Solidariedade, basta acessar o site stas.rs.gov.br/portal-de-servicos-pro-social. Contato pelo e-mail leidasolidariedade@stas.rs.gov.br ou no telefone (51) 3288-6405.

Protocolo

Se houver necessidade de protocolar qualquer tipo de documento na Stas, enviar para o e-mail agenda-gabinete@stas.rs.gov.br. Contato pelo (51) 3288-6420.

Coronavírus no Estado
A Secretaria Estadual de Saúde criou, ainda no início de fevereiro, um plano de ação e contingência para se preparar para o monitoramento, controle e assistência a possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus. No site da Secretaria você encontra uma aba especial para falar sobre o Coronavírus. Acesse: saude.rs.gov.br/